top of page

QUEM SOU EU

Eu sou Daniella Myrian

 

Sempre que começo a falar com imensa paixão sobre vinhos ou sobre o curso de vinhos, me perguntam:

 

- "Ah, você é sommelier, onde fez a sua formação?" 

 

Minha resposta:

 

- "Não, não sou sommelier! Um sommelier é uma pessoa que - tendo feito algum curso técnico (ou não) - trabalha em restaurantes, hotéis e lojas de vinho com a função primordial de ajudar o cliente a escolher o vinho que combine com a sua comida, com seu grupo, com o seu clima, com as suas preferências. Se eu quisesse, poderia exercer a função de sommelier, mas, com todo respeito a quem a exerce, essa não é a minha vocação profissional, Aliás, uma das coisas que desmitifico no curso são os papéis das pessoas ligadas ao mundo dos vinhos: tais como o sommelier, o enólogo, o viticultor, o enófilo etc."

 

Naturalmente, surge a pergunta encadeada:

 

- "Nossa, de onde vem, então, o seu conhecimento dos vinhos, se não é de nenhuma formação específica?" 

 

Minha resposta:

 

- "Minha formação está na prática, nos livros e nos vinhos: já visitei as principais regiões vinícolas do mundo:

  • França (Bordeaux, Borgonha, Alsácia, Champagne, Rhone, Loire, Provence, Chateuneuf-du-pape, Languedoc-Roussilon), além de rápidas passagens por Mondeusse na Suíça. 

  • Espanha (Rioja, Ribera del Duero, Valdepenas, Penedes, Priorato e Jerez de la Frontera).

  • Itália (Toscana, Piemonte, Vêneto, Umbria)

  • Portugal (Porto, Douro, Dão, Vinho Verde e Bairrada)

  • Alemanha (Mosel, Rheingau, Pfalz e Rheinessen

  • Chile (Vale do Maipo, Vale do Casablanca e Vale do Colchagua)

  • Argentina (Mendoza, Lujan de Cuyo, Maipu e San Juan)

  • Uruguai (Regiões Vinículas)

  • Brasil (Petrolina, Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira, Serra Catarinense e São Roque);

  • EUA (Vale do Napa e Costa da Califórnia);

​

Nas winetrips e no meu dia-a-dia, já degustei +1200 vinhos diferentes (catalogados no Vivino - @daniellamyrian)participei de feiras de vinhos e de +80 visitas guiadas (com degustação) em vinícolas espalhadas pelo mundo. Já li mais de 10 livros e algumas bíblias sobre o tema (em torno de 4.000 páginas de conteúdo). Preparei todo o material do curso (em torno de 500 slides) com base em meu conhecimento teórico e prático e, confesso, até já me interessei em fazer um desses cursos renomados na área (acho que para não ter que dar uma explicação tão longa sobre o que sei, rsrsrs) mas o investimento é altíssimo (mais de R$ 5.000,00) e eles "exigem" que eu entre no módulo básico, ou seja, e com todo respeito, para mim isso seria pedir para um engenheiro voltar à escola fundamental para aprender a fazer conta de somar. 

 

Felizmente, não preciso fazer isso... Não desejo viver DOS vinhos, quero apenas viver OS vinhos. Os vinhos e o curso são para mim um hobby, uma oportunidade de ajudar as pessoas a terem acesso ao conhecimento desse seleto mundo. Quem sabe, conseguirei despertar em você uma paixão semelhante a que tenho por essa bebida incrível, unica e especial."

 

- "Bom, essa sou eu, tenho muitas estórias a contar...

   Quem sabe nos cruzamos por aí em torno de uma bela garrafa de vinho!"

bottom of page